Historia
Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações deHeródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
O indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo, é denominado historiador.3 Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço. Embora o termo historiador possa ser usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmicana disciplina.4 Alguns historiadores, no entanto, são reconhecidos unicamente com mérito em seu treinamento eexperiência no campo.4 Tornou-se uma ocupação profissional no fim do século XIX.
As concepções da História[editar | editar código-fonte]
As concepções formais da História[editar | editar código-fonte]
Em sua evolução, a História se apresentou pelo menos de três formas. Do simples registro à análise científica houve um longo processo. São elas:
História Narrativa - O