Historia
Atenção desses profissionais educadores e terapeutas pelo trabalho desportivo com portadores de deficiência são relativamente novas, assim como faz pouco tempo que a sociedade como um todo começou a encarar a questão, vindo assim produzir uma mudança gradativa na maneira de encarar e tratar o portador de deficiência, para o qual a atividade física pode significar melhores condições de vida e maior inserção na vida social.
As atividades físicas promovem diversos benefícios para os portadores de necessidades especiais, incluindo sua inclusão social. Praticar esporte é uma forma que os portadores de deficiência dispõem para redescobrir a vida de uma forma ampla e global. Previne as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, terem uma vida normal e saudável. Abraçar uma atividade física pode transformar o dia-a-dia de um atleta especial e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente. Movimentar-se é a palavra de ordem. Não importa se o atleta tem como objetivo praticar profissionalmente ou de forma amadora. O importante é procurar uma modalidade esportiva que se adéqüe as condições e limites.
Benefícios físicos e psíquicos
Praticar atividade física tanto por competitividade quanto por diversão pode trazer ao indivíduo benefícios físicos e psicológicos. São eles:
Físicos: Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade,