Historia
Fascismo: Uma doutrina criada por soldados e intelectuais para salvar a Itália da crise gerada pela 1ªguerra.
Critica o liberalismo, comunismo e queria o fim das vontade individuais prioriza o Estado
"Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada sem o Estado " - Benito Mussolini combate também socialismo, comunismo e a democracia, culto ao líder, nacionalismo exagerado. Nazismo: Surgiu a partir do final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou em uma crise econômica agravada ainda mais pelas enormes indenizações impostas pelo Tratado de Versalhes e pela ocupação do vale do Ruhr por França e Bélgica.
Via nos judeus um fator de corrupção do povo alemão, pois na época eram os judeus q detinham cada vez mais e mais dinheiro e poder na sociedade. critica o socialismo, a democracia e a liberdade nacionalismo exagerado, perseguição aos judeus, sentimento racial-nacionalismo ao extremo.
Países Envolvidos
Fascismo
É frequentemente uma matéria de disputa saber se um determinado governo poderá ser caracterizado como fascista, autoritário, totalitário, ou simplesmente um Estado policial. Regimes que se proclamaram como fascistas ou que são considerados como simpatizantes do fascismo, segundo alguns autores, incluem:
Áustria (1933-1938) - Austro-fascismo: Engelbert Dollfuss dissolveu o parlamento e estabeleceu uma ditadura clerical-fascista, com base no Partido Social Cristão, que durou até a Áustria ter sido incorporada na Alemanha através do Anschluss. A ideia de Dollfuss de um "Ständestaat" foi tirada de Mussolini.
Itália (1922-1943) - O primeiro país fascista, foi governado por Benito Mussolini (Il Duce) até que Mussolini foi capturado durante a invasão Aliada. Antes disso Mussolini tinha sido salvo da prisão domiciliária por tropas alemãs, montando de seguida um estado-fantoche (a República de Saló) no norte da Itália sob a proteção