Historia
Disciplina: História Moderna II Tutor (a):
Aluno (a):Mário Jorge Soares de Farias
RA: 1080806 Data de entrega: __ / __ / ____
Unidade: Atividade (x) Interatividade ( ) Nota:
A Revolução Industrial foi o marco de uma nova era, onde a força de trabalho humana foi substituída pelas máquinas. Surgiram duas novas classes sociais: a burguesia e o proletariado. Foi um movimento que teve influências do Iluminismo, já que era a favor do liberalismo político e econômico.
A REVOLUÇÃO...
A Revolução Industrial teve início na segunda metade do séc. XVIII, na Inglaterra. Elementos que não podem faltar para que qualquer país faça uma Revolução: Capital e trabalho.
A Inglaterra conseguiu capital através da Revolução Comercial (grandes navegações que ampliaram. as possibilidades de troca, então a burguesia Inglesa soube aproveitar essa troca, acumulando capital). A Inglaterra consegue mão de obra em grande parte pelo êxodo rural provocado pelo cercamento dos campos - os camponeses foram expulsos de suas terras, sendo obrigados a se dirigirem para as cidades a fim de trabalharem para as indústrias, além dos artesãos que não conseguiram competir com as indústrias.Com isso, a Inglaterra consegue trabalho assalariado.
"A revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra causou uma série de transformações políticas, econômicas e sociais. O texto abaixo é um relato das conseqüências sociais da revolução, em especial para com os trabalhadores.
A economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda a parte; em outras palavras impõe-se o capitalismo industrial.
A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar as cidades industriais; ocorreu também um aumento da população mundial; a burguesia industrial se fortaleceu e começou a ganhar