historia
INTRODUÇÃO DO VOLEIBOL NA AMÉRICA LATINA;
INTRODUÇÃO DO VOLEIBOL NO BRASIL;
EVOLUÇÃO DO VOLEIBOL BRASILEIRO.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO VOLEIBOL
INTRODUÇÃO DO VOLEIBOL NA AMÉRICA LATINA
O voleibol foi introduzido na América do Sul, pelo Peru, no ano de 1910, através de uma missão contratada pelo governo peruano, junto aos EUA, com a finalidade de organizar a instituição primária no País.
Os membros desta missão foram os senhores Joseph B. Lochey e José A. Macknight.
Trabalharam de comum acordo na modificação dos programas de educação física para crianças, que surgiram nessa época e careciam de jogos.
Os jogos ensinados foram o basquetebol, o voleibol e o handebol, mas não chegaram a ultrapassar as fronteiras do seu País.
Somente em 1912, em Montevidéu, no Uruguai, com a apresentação e o incentivo do voleibol pela ACM, surgiram as primeiras sementes que produziram os frutos desejados.
INTRODUÇÃO DO VOLEIBOL NO BRASIL
A introdução do Voleibol no Brasil esteve relacionada a ACM.
Os autores, porem, posiciona-se de diferentes formas a este respeito. Alguns afirmam que a primeira partida de Voleibol ocorreu em 1915, no Colégio Marista de Pernambuco, relacionada, portanto ás atividades militares, sendo que, um ano mais tarde, fazia parte das atividades regulares da ACM de São Paulo.
Para outros, seu inicio e divulgação se deu a partir da ACM de São Paulo, por volta de 1916-1917.
Sua irradiação pela ACM e clubes como o Fluminense F.C. no Rio de Janeiro (que realizou o 1º torneio) evidencia, que também no Brasil, o início desta prática esportiva era puramente elitista, sendo lento seu processo de democratização.
EVOLUÇÃO DO VOLEIBOL BRASILEIRO
A Confederação Brasileira de Volley-Ball foi criada em 1954, com o objetivo de difundir e desenvolver o esporte por meio de cursos e "escolinhas". Dez anos depois, o voleibol brasileiro marcou presença na Olimpíada de Tóquio, quando o