historia
1º Ensino Médio A
Antiguidade
Modelos de Escravidão
MAUÁ
2014
Introdução
Este trabalho irá tratar-se sobre escravidão, que é algo que vem dos tempos antigos, originalizado pelo trabalho praticamente sem retorno e recompensa de negros que eram tratados como um objeto desumano. A pesquisa ira focar mais modelo de escravidão da antiguidade da Grécia, Roma, Egito e do Brasil, sobre como eram tratados, suas recompensas e trabalhos que exerciam.
Modelo de escravidão na Grécia Antiga
A escravidão na Grécia antiga não era visto apenas como algo comum, mas também como algo necessário. Os escravos eram apreendidos através de realizações de guerras pelos inimigos que os vendia. Realizavam trabalhos manuais pesados como construção de um templo religioso, alguns eram utilizados para formar uma espécie de exercito, outros utilizados em ramos artesanais como trabalhos com o couro e fazendo vasos de cerâmica, no campo, minas e também utilizados para serviços domésticos desde a limpeza, a cozinha e até mesmo cuidar dos filhos do seu proprietário.
Modelo de escravidão na Roma Antiga
Cerca de 30% da população da Roma antiga eram de escravos, considerados desprezíveis e mesmo que fossem escravos libertos não levavam a mesma vida com os mesmos direitos dos romanos. Uma das regras era que amo tinha autoridade na vida do escravo, os escravos domésticos eram mais beneficiados pelo fato de serem libertos depois de um determinado tempo e do seu trabalho não ser tão pesado como o de um escravo de uma mina por exemplo. Outra regra era que o filho de um escravo consequentemente também virasse um escravo.
Modelo de escravidão no Antigo Egito
Como o modelo de escravidão da Grécia, os escravos egípcios também eram capturados em guerras. Também faziam parte da pirâmide social egípcia, mas ficavam em ultimo lugar, trabalhavam muito, geralmente na