historia
O romance Desmundo, de Ana Miranda – entre a Literatura e a
História
Monografia apresentada para a conclusão da graduação do
Curso de História da
Universidade Federal do
Paraná, sob a orientação do
Prof. Dr. Calos Lima.
Curitiba
2006
Allan Valenza da Silveira
O romance Desmundo, de Ana Miranda – entre a Literatura e a
História
Curitiba
2006
Agradecimentos
Agradeço ao professor Carlos Lima pelos vários anos de convivência e de orientação.
Agradeço aos meus colegas pelas imensamente produtivas conversas e discussões.
Agradeço ao Instituto do Patrimônio Histórico por não ter me tombado como patrimônio histórico do Curso de História da UFPR.
i
Dedicatória
Dedico esse trabalho a todos que, envolvidos direta ou indiretamente, foram parte importante do meu desenvolvimento enquanto acadêmico.
Dedico esse trabalho especialmente aos meus pais, Lucia e Eraldo, por insistirem muito para a sua conclusão.
ii
Epígrafe
Apenas em sua consciência, o que em todo caso devia ser logo aniquilado. E se todos os outros aceitassem a mentira imposta pelo Partido – se todos os anais dissessem a mesma coisa –, então a mentira se transformava em história, em verdade. “Quem controla do passado”, dizia o lema do Partido, “controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado”. E no entanto o passado, conquanto de natureza alterável, nunca fora alterado. O que agora era verdade era verdade do sempre ao sempre. Era bem simples. Bastava apenas uma série infinda de vitórias sobre a memória. (Orwell, 2004, 36)
iii
Resumo
A presente monografia se propõe a estudar a forma como a Literatura, dentro do gênero do romance, em especial, sob a forma do romance histórico, incorpora o discurso histórico e, dentro da peculiaridade da linguagem literária, refigura o passado. Para tanto, será feito um estudo histórico sobre as teorias que ligam a
Literatura à História, iniciando esse estudo na linguagem