doutor
'JNZ ender' código 11 O comando JNZ (jump if not zero) desvia a execução do programa para o endereço indicado pelo operando ender, apenas quando a última operação realizada produziu um valor diferente de zero.
'IN ender' código 12 O comando IN (input) traz para o acumulador o valor lido num dispositivo externo indicado pelo operando ender. Em nosso simulador os dispositivos são: chaves (endereço 0) e o status de "dado disponível" das chaves (endereço 1). Para escrever no banner uma letra à direita usa-se o endereço 2 e o dado é colocado no ACC. Para limpar o banner, usa-se o endereço 3.
'OUT ender' código 13 O comando OUT (output) descarrega o conteúdo do acumulador em um dispositivo externo indicado pelo operando ender. Em nosso simulador os único dispositivos disponíveis são um visor (endereço 0) e um banner (endereço 2 para escrever o dado do ACC e 3 para limpar).
'LDI imed' código 14 O comando LDI (load immediate) carrega no acumulador o valor dado pelo operando imed.
'HLT' código 15 O comando HLT (halt) para a máquina.
Modos de Endereçamento:
- imediato O segundo byte da instrução é o operando. A única instrução que usa este modo de endereçamento é a LDI.
- direto O segundo byte da instrução é o endereço de memória do operando.
- indireto O segundo byte da instrução contém o endereço de memória onde está o endereço do operando (ou seja, o segundo byte da instrução é o endereço do ponteiro para o operando). Para indicar que um operando é indireto, deve-se precedê-lo pela