historia
Estudos mostraram que a creatina promove um aumento da capacidade de raciocínio e concentração, da capacidade aeróbica e da capacidade anaeróbica, ao mesmo tempo que retarda a fadiga muscular e acelera a recuperação.
Que efeitos tem a creatina na mente?
A creatina não tem apenas os efeitos físicos – sobre o desempenho, a força e a fadiga – que lhe são reconhecidos. Segundo um estudo publicado na Proceedings of the Royal Society B, a creatina pode também estimular a inteligência.
No estudo com 45 indivíduos adultos vegetarianos (porque a carne é fonte de creatina) foram divididos em dois grupos, um deles consumindo creatina e o outro um placebo. Depois de seis semanas de consumo os cientistas testaram a habilidade dos investigados de repetir uma longa sequência de números. Também lhes foi aplicado um teste de QI.
O observado foi que, a curto prazo, os suplementos com creatina tiveram um efeito muito positivo. No teste de memória, o grupo que consumiu creatina aumentou a sua capacidade de memorizar números longos de uma média de 7 para 8,5 dígitos. O estudo mostrou que a creatina aumenta a quantidade de energia disponível para o cérebro fazer cálculos, melhorando a habilidade mental como um todo.
Que efeitos tem a creatina nos ossos?
Um estudo da Universidade de McMaster no Canadá, efetuado com ratos jovens, demonstrou que a creatina tem também um efeito fortalecedor do esqueleto.
A experiência foi feita com 32 ratos machos com cinco semanas de idade. A metade deles recebeu de forma administrada um alimento com 2% de creatina em pó durante oito semanas. A outra metade recebeu ração normal.
Ao final das oito semanas de experiência, no caso dos ratos que tomaram creatina o seu osso do fémur e as suas vértebras lombares da parte inferior das costas tornaram-se mais compactos.
Em seguida os investigadores mediram a força dos ossos. Sujeitaram os ossos do fémur dos ratos a um aumento gradual de força e