Filosofia capitilo 9 resumo
(resumo do capítulo)
Gnosiologia é o campo de estudos que se dedica à questão do conhecimento. A palavra conhecimento pode ter distintas acepções, conforme o contexto. Assim, vamos partir da concepção básica e mais comum, de que o conhecimento é a apresentação verídica ou adequada de algo (o objeto) ao pensamento (o sujeito), mesmo que de forma parcial. Representacionismo - A definição que demos antes de conhecimento, corresponde à interpretação predominante no pensamento moderno, que entende o conhecimento como representação. Isso quer dizer que conhecer seria representar o que é exterior à mente.
Realismo - As teorias realistas do conhecimento diz que as percepções que temos dos objetos são reais, ou seja, correspondem de fato ás caracteristicas presentes nesses objetos, na realidade.
Idealismo - As teorias idealistas diz que é o sujeito que predomina em relação ao objeto , a percepção da realidade é produzida pelas nossas ideias, pela nossa consciência.
Racionalismo - O racionalismo designa a doutrina exclusiva confiança à razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade.
Empirismo - As teorias do empirismo diz que todas as nossas ideias são provenientes da experiência e de nossas percepções sensoriais.
Apriorismo katiano - É o meio termo entre o racionalismos e o empirismo, formulado pelo filósofo alemão Immanuel Kant. Ele afirmava que todo conhecimento começa com a a experiência, mas que a experiência sozinha nao nos da conhecimento.
Dogmatismos - Uma doutrina é dogmática quando, defende a possibilidade de atingirmos a verdade. Essa interpretação pode seguir duas variantes: dogmatismo ingênuo e, dogmatismo crítico.
Ceticismo - Uma doutrina é cética quando duvida ou nega a possibilidade de conhecermos a verdade. Essa interpretação também pode seguir duas vertentes básicas, uma abosoluta e outra relativa.
Criticismo - tal como o dogmatismo, acredita na possibilidade do conhecimento, mas se indaga sobre as reais