Historia
A metodologia de coleta de dados é a qualitativa, por intermédio de observação e aplicação de questionários aos educadores das unidades escolares de ensino selecionadas, com algumas perguntas aplicadas aos professores de diferentes escolas, com os quais indagamos sobre a diferença entre as famílias de alunos de 10 anos atrás e as da atualidade.
Para melhor compreender a evasão escolar buscamos fundamentação teórica em Arroyo (2000), Oliveira (2005), Petronzelli (2006), Rocha (1999), Zaballa (1998), dentre outros, os quais nos possibilitam uma melhor visão sobre a evasão escolar.Alguns professores relataram que, anteriormente os pais eram mais presentes na vida dos seus filhos, em contrapartida, os educadores também procuravam de uma forma ou de outra se esforçar mais para agradar as famílias, uns por medo, por causa do regime severo, outros pelo motivo de que iriam ter elogios, mas com o passar do tempo isso foi mudando, a estrutura familiar alterou-se e as mulheres viram a necessidade de trabalhar para sustentar os filhos, sem a ajuda e o apoio dos pais. "Em face disto, as discussões acerca da evasão escolar, em parte, têm tomado como ponto central de debate o papel tanto da família quanto o da escola em relação à vida escolar da criança" (QUEIROZ, 2010, p. 05).
Na concepção dos pais de alunos, talvez por acharem que os profissionais da educação são bem remunerados deixaram a responsabilidade de educar para a escola, além do ensinar seus filhos. Nesse caso, o