HIstoria
a) Neste caso, o aluno deve ressaltar a negação, feita pelo artista, do valor da moeda norte-americana. Dessa maneira, ele fazia seu protesto, rebaixando a força do imperialismo e do domínio dos Estados Unidos.
b) Os estudantes, por meio de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE), promoveram diversas manifestações contra a ditadura. Havia focos de resistência nas universidades e alguns membros chegaram a participar de guerrilhas e operações de combate.
1
GABARITO Caderno do Aluno História – 3a série – Volume 4
c) Os trabalhadores tomaram por base parte do movimento sindical estruturado ainda na breve República democrática que antecedeu a ditadura para organizar protestos e manifestações.
d) Os festivais de música tornaram-se o palco no qual os artistas expressavam seu descontentamento contra a censura e a ditadura. Com a repressão do AI-5, a censura aumentou e a perseguição aos músicos e compositores de oposição ao regime foi intensificada.
e) Ocorreram protestos contra a ditadura militar – e também aqueles a favor dela –, como a Passeata dos Cem Mil, que foi um marco importante da insatisfação de setores da população organizados por estudantes, e que teve a adesão de artistas e de outros segmentos sociais contrários à situação política do país naquela época.
Páginas 8 - 9
A primeira estrofe deixa claro o momento vivido pelo Brasil no período de sua composição, quando a ditadura militar perseguia, prendia, torturava e matava. Os autores, então, fazem uma paralelo entre o tratamento violento dos militares e a “lida” de bois. E, na segunda estrofe, continuam a fazer referência à censura: Se você não concordar,/ não posso me desculpar/.
Analise a percepção dos alunos sobre a relação entre a música e o contexto.