NBR 10151
RESUMO DA NBR 10151-2000: ACÚSTICA – AVALIAÇÃO DO RUÍDO EM ÁREAS HABITADAS, VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE – PROCEDIMENTO.
A NBR 10151 tem por objetivos fixar condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independente da existência de reclamações; especificar um método para a medição do ruído, a aplicação de correções nos níveis medidos se o ruído apresentar características especiais, e uma comparação dos níveis corrigidos com um critério que leva em conta vários fatores e demonstrar o método de avaliação que envolve as medições do nível de pressão sonora equivalente (LAeq) em decibels ponderados em “A”, comumente chamado de dB(A).
As Normas abaixo constituem prescrições para esta Norma. IEC-60651: 1979 – Sound level meters IEC 60804: 1985 – Integrated averaging sound level meters IEC 60942:1988 – Sound calibrators
Para a utilização dessa norma, é importante entender os seguintes definições:
1. Nível de pressão sonora equivalente (LAeq), em decibels ponderados em “A” [dB(A)]: Nível obtido a partir do valor médio da variação da pressão sonora (com ponderação A) referente a todo o intervalo de medição.
2. Ruído com caráter impulsivo: Ruído que contém impulsos, que são picos de energia acústica com duração menor do que 1 s e que se repetem a intervalos maiores do que 1 s (por exemplo, martelagens, bate-estacas, tiros e explosões).
3. Ruído com componentes tonais: Ruído que contém tons puros, como o som de apitos ou zumbidos.
4. Nível de ruído ambiente (Lra ): Nível de pressão sonora equivalente ponderado em “A”, no local e horário considerados, na ausência do ruído gerado pela fonte sonora em questão.
Também é importante conhecer os seguintes equipamentos de medição:
1. Medidor de nível de pressão sonora: O medidor de nível de pressão sonora é o sistema de medição que deve atender às especificações da IEC 60651 para tipo 0, tipo1 ou tipo Recomenda-se que o