historia
Atualmente as crianças não brincam mais de Esconde, pega-pega, amarelinha, barra-manteiga, queimada, pular corda, andar de bicicleta, jogar bola, garrafão…
Cerca de 10 a 15 anos atrás a lista de brincadeiras infantis era imensa. E com essas brincadeira as criançada se exercitava muitos e com isso raramente os pediatras precisava prescrever atividades físicas como hoje em dia isso é obrigatória “As crianças de hoje não estão se exercitando como devem, estão menos ativas”,estudos mostram que estima-se que hoje uma criança gaste menos 400 Kcal por dia do que há 20 anos.
É o equivalente às calorias contidas em meio litro de leite ou em aproximadamente uma hora de atividade física. Consequências: crianças obesas, com colesterol, pressão arterial e níveis de açúcar elevados no sangue.
Questão de saúde pública, portanto. Por isso, aprofundei essa conversa com o doutor João Guilherme Bezerra Alves.
Blog da Saúde – Que fatores contribuem para a inatividade infantil e as suas conseqüências?
João Guilheme Alves-- Por exemplo, a falta de espaço para recreações, incluídos o residencial e o da escola, devido à especulação imobiliária; a violência que limita os deslocamentos das crianças — não se vai mais à escola de bicicleta como antigamente; TV, computador, internet, videogame.
Bog da Saúde — Qual a importância da atividade física para a criança?
João Guilherme Alves — É um dos melhores remédios para ela. Ajuda a manter a criança com aptidão física e no seu peso adequado. Promove a saúde, previne doenças e auxilia no tratamento de muitas delas. Atividade física é excelente para coração, pulmão, osso, músculo, cabeça… Ajuda a evitar doenças que podem acometer a criança, como depressão, asma, infecções. Assim como doenças da vida adulta, entre as quais hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio.
Blog da Saúde – Que atividades são recomendadas à criança?
João Guilherme Alves — A criança