relatório sobre livro didatico
Escola deve oportunizar aos alunos a aquisição da linguagem dramática
• VERA LUCIA POTTHOFF DA SILVA
Licenciada em Letras.
Professora de Teatro.
Coordenadora da Área de Artes no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.
Porto Alegre/RS.
E-mail: veralucia@dohms.org.br
O teatro na educação tem como proposta básica promover atividades de expressão lúdica e momentos em que os alunos possam dar asas a sua imaginação desde a Educação Infantil. Enquanto brincam, as crianças criam e inventam histórias para, mais tarde, no Ensino Fundamental e Médio, descobrirem formas de ence án las, divertindo-se, participando de jogos, perguntando e encontrando soluções. Hoje, o teatro, juntamente com as artes visuais, a música e a dança são os componentes lúdicos da cultura e do processo educativo em nossa sociedade. É importante a valorização do teatro na escola, por seus objetivos sociais e psicológicos, ao desenvolver a sensibilidade, a auto-estima, a expressão corporal, a fluência verbal e as atividades em grupo, além de ser um trabalho prazeroso para professores e alunos.
É, também, importante a liberdade nas aulas de teatro, pois permite aos alunos poderem falar o que estão sentindo, soltar suas emoções e tensões, ao mesmo tempo em que têm contato com a linguagem teatral. É assim que percebem a importância do ser, do pensar, do expressar, do relaxar, do gostar e ter prazer.
O professor deve mostrar ao aluno a diferença entre uma aula de teatro e as disciplinas ditas formais, onde os professores têm que cumprir um amplo planejamento e não têm a possibilidade de usar tanta liberdade quanto
nas atividades teatrais.
Capacidades como observação, imaginação, percepção, espontaneidade e relacio amento e suas n diferentes formas de expressão devem ser estimuladas, a fim de que a criança esteja preparada para a iniciação nos jogos teatrais.
O jogo teatral tem origem no jogo infantil, o que comprova seu valor no