Historia
História
anadabe fernandes dos santos
estado moderno formação e consolidação do estado moderno
Teixeira de Freitas
2012
anadabe fernandes dos santos
estado moderno formação e consolidação do estado moderno
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Historia da America II,História do Brasil II, História Moderna II, Povo, Cultura e Religião, Seminário IV e Estagio Curricular Obrigatório I.
Prof. Fabiane Taís Muzardo, Fábio Luiz da Silva, Gleiton Luiz de Lima, Guilherme Cantieri Bordonal, Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa, Taise Ferreira da Conceição Nishikawa e Érica Ramos Moimaz.
Teixeira de Freitas
2012
Introdução
Uma das mais modernas teorias sobre o estado é de 1748 do filósofo Montesquieu, quando disse que há um só poder dividido em três funções: Executiva, Legislativa e Judiciária. Mas há varios conceitos de Estado, o mesmo ao contrário da filosofia política, vem dos Romanos pela importância que este adquiriu. Hans kelsen definiu Estado como a nação politicamente organizada, uma ordem coercitiva da conduta humana.
“... O Estado é um ordenamento jurídico(...) Estado significa ordenamento juridico quando já alcançou certo grau de centralização(KELSSEN, 2006, pag. 133)
“...o que se denomina de elementos do Estado, a soberania, o território e o povo...”(KELSSEN, 2006, pag 138)
Marx refere-se ao Estado como uma divisão social do trabalho, o Estado para ele seria crucial no desenvolvimento do capitalismo, pois nasceu com o fim de domínio da classe dominante sobre a sociedade e certamente assim que uma desaparecesse a outra também desapareceria. Existem inúmeros estudiosos que conceituaram Estado, mas em sua maioria concordam que o mesmo surgiu como instituição que assegurasse e conservasse o dominio do poder.
Mas, o Estado criou a sociedade, ou a sociedade criou o