Clonagem
A clonagem é a reprodução de um ser a partir de um ser já existente.
O que é o clone?
O clone é um ser criado de outro já existente.
Tipos de clonagem ❖ Animal ❖ Humana ❖ Comida ❖ Órgãos ❖ Natural
Religião VS Ciência
Aos olhos da religião a clonagem é algo efémero, assim sendo esta condena aqueles que a tentam realizar.
Já os cientistas, provam que a clonagem pode auxiliar o ser humano em diversas áreas, como por exemplo: no ramo da medicina.
Clonagem Humana Induzida artificialmente: é retirada uma célula do núcleo e de um óvulo a membrana. A junção destes é colocada posteriormente numa barriga de aluguer, ou num laboratório, para a clonagem terapêutica. Embrionária: através deste processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gémeos, trigémeos, etc. Terapêutica: inicialmente tem procedimento idêntico à clonagem reprodutiva, mas que difere no facto do embrião não ser introduzido no útero. Sendo que este é utilizado em laboratório para na produção de tecidos ou orgãos para transplante. Reprodutiva: dá-se a transferência nuclear da célula somática.
Células Estaminais
As células estaminais, são aquelas que ainda não se “transformaram” em nada, ou seja, ainda não se sabe o que vão originar. Podendo transformar-se em vários tipos, através do processo diferenciação.
Na fase de embrião do homem estas células “transformam-se” em todas aquelas, pelas quais, somos constituídos.
Os cientistas acreditam que podem vir a curar doenças cerebrais e tratar muitas “doenças mortais” com o auxilio destas células.
Mas isto seja uma grande descoberta, na maioria dos países a recolha destas células é ilegal.
Ilegal a recolha de células embrionárias: Alemanha, França e Áustria a investigação: Espanha, Grécia Itália Legal a recolha de células estaminais dos embriões: EUA e Grã-Bretanha (até 14dias após a fertilização, é permitido o