Historia
Curso de licenciatura em História
1º semestre 2012
São Vicente-SP
Atividade Interdisciplinar
Alunas:
Introdução
Este trabalho se propõe a apresentar e discutir critérios de análise utilizado por autores de três livros didáticos do ensino médio, identificará aspectos econômicos, políticos, filosóficos e culturais da época da Queda do Império Romano.
Levaremos em conta como estes livros abordam a Queda do Império Romano e de que maneira este tema pode auxiliar professores de outras matérias para trabalhar suas atividades com os alunos.
Livro 1:
Série Parâmetros
Historia para ensino Medio
Historia Geral e do Brasil
Editora; Scipione
Autores; Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo
De acordo com o livro pesquisado, os relatos a seguir demonstrarão o modo que os autores trabalham e interpretam a queda do Império Romano, como foram tratados os aspectos econômicos, políticos, filosóficos e culturais na época. A partir do século lll da era cristã, a civilização romana mergulhou em sucessivas crises, tendo início o período que foi denominado por uns de baixo império e por outros de antiguidade tardía. A expansão territorial, base de toda a riqueza e estabilidade política e social do império, foi se esgotando. Esse esgotamento ocorreu, entre outras coisas, por causa da própria dimensão territorial alcançada, da pressão dos povos dominados, da distância, do custos e da inviabilidade de novas anexações, na medida em que surgiam obstáculos naturais detendo os romanos, desde os desertos da África e do Oriente Médio até as florestas da Europa Central. Quando foi interrompida a expansão territorial para o fortalecimento e a manutenção das fronteiras, isso levou à escassez de mão-de-obra, e como não eram capturados novos escravos, a economia escravista romana entrou em crise. Simultaneamente, os custos