Historia
Palavras de origem Bantu (família): bagunça, banda (lugar), batucar, cafofo, cutucar, fubá, fungar.
A mídia constrói uma imagem de que a África é selvagem. África é um continente, não pais. Possui cerca de 20 países.
Do Saara ao Sahel há falantes de línguas afro asiáticas, isso mostra que tem relação entre as línguas faladas na Ásia e as do norte da África, que deriva varias famílias e línguas. Nilo, Etiópia, Marrocos compartilham de línguas que tem esse tronco comum.
Berberie: conceito que designa povos\grupos que vivem em regiões desertas próximas ao Saara, viviam normalmente no Sahel. Eram especialistas em transportes de mercadorias pelo Saara. Povos do norte, povos que sabiam se locomover no deserto e tinham como característica o comercio (transporte de mercadorias). Historicamente, foram responsáveis pelos transportes dessas mercadorias. Tinham outro tronco linguístico, língua diferente, cultura diferente. Comercializavam com os europeus no extremo norte. No império romano já tinham contato com o norte da África.
Sahel: região que tem savana, floresta. Povos berberies, línguas derivadas do Soaregue; língua Níger Congo que deriva famílias como o Bantu.
A partir do século 15-16 os europeus\portugueses\holandeses começam chegar no continente africano, contato com maior ênfase começou nessa época.
As comunidades muitas vezes têm heróis místicos que originaram aquela comunidade. Curandeiros, xamãs são pessoas que intermediam pessoas com divindades (os mundos) através do transe em rituais. (católicos chamavam de feiticeiros).
Cada família tem histórico e você é reconhecido pela sua família antes de ser reconhecido na comunidade. Cada família escolhe um representante para representar a comunidade em questões que envolvem a comunidade\aldeia. Aldeias que sempre compartilham referenciais culturais e por isso criam confederações. Reinos muitas vezes derivavam de