historia
Lógica de Programação
Lógica de Programação – Fluxograma
Fluxograma
É uma ferramenta usada e desenvolvida pelos profissionais de análise de sistemas, bem como, por alguns profissionais de Organização, Sistemas e Métodos. Tem como finalidade descrever o fluxo, seja manual ou mecânico, especificando os suportes usados para os dados e as informações. Usa símbolos convencionais, permitindo poucas variações. Representado por alguns desenhos geométricos básicos, os quais indicarão os símbolos de entrada de dados, do processamento de dados e da saída de dados.
Acompanhados dos procedimentos requeridos pelo a analista de sistemas e a serem realizados pelo programados através do desenvolvimento do raciocínio lógico, o qual deverá solucionar o problema do programa a ser processado pelo computador.
Exemplo de um fluxograma:
Formas de Representações Gráficas
As formas de representações gráficas são nada mais do que, uma maneira mais simples e concisa de representar os dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, de modo a facilitar a visualização completa e imediata de dados ou fenômenos tabulados. Sabemos que existe uma infinidade de símbolos, usados nas mais diversas áreas administrativas, bem como, dentro das áreas técnicas de processamento de dados, tais como: programação, teleprocessamento, analise de sistemas, etc.
A seguir, mostraremos os mais diversos símbolos, porem com o numero excessivo de símbolos existentes e, quando combinados entre si, criam-se novos tipos de representações, aumentando consideravelmente estes símbolos. Entretanto, os profissionais, bem como as organizações acabam criando suas próprias nomenclaturas.
No decorrer dos exercícios que serão apresentados nesta obra, serão utilizados os mais
Página 2
Lógica de Programação – Fluxograma
simples e convencionais. Adotando dessa forma, um padrão a ser seguido para facilitar sua compreensão e aprendizado.
Exemplos de