Trabalhos
O Barroco em Portugal e no Brasil
Guarulhos, 2013
Ebe Objetivo
O Barroco em Portugal e no Brasil
Nomes: Gabriel Ramos, nº 06
Gulherme Marcondes, nº 09
Gustavo de Oliveira, nº 11
Larissa Cabral, n 12
Larissa Ribeiro, nº 14
Mariana Viana, nº 16
1º ano EM A
Guarulhos, 2013
Introdução
Uma onda de mudanças atingiu a Europa nos final do século XVI e início do século XVII, conflitos políticos, econômicos, sociais e religiosos. Muitos protestantes se voltaram contra os católicos, e como, toda a cultura era voltada e controlada pela igreja na época, uma grande mudança ocorreu. Com tudo isso a igreja foi obrigada a reagir com uma Contrarreforma para trazer de volta seus fiéis, o que foi mais intenso na Espanha e Portugal.
O teocentrismo medieval e o antropocentrismo renascentista se confrontaram. Onde então, o homem começa a tentar conciliar a razão e a fé; espiritualismo e materialismo, carne e alma.
O novo estilo, chamado Barroco, tenta expressar o estado das coisas que se mostra carregado de recursos que tentam impressionar o leitor, alguns historiadores dizem que o termo significava uma pérola de formato irregular. O estilo barroco surgiu por volta de 1580 e termina com a fundação da Arcádia Lusitana. Alguns dos principais autores são, Padre Manuel Bernardes e Francisco Rodrigues Lobo.
O Barroco
-Características do Barroco
O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista. -A