Aprender a ver Rubem alves
– a inclusão, é preciso fornecer-lhes forças e referências intelectuais com o intuito de prepará-las para a sociedade, dando-lhes oportunidade de aprender a lidar de forma construtiva com suas potencialidades e seus limites, pois, garantindo as condições de aprendizagem, iremos garantir também que essas crianças com deficiência avancem.
É somente através da educação que o ser humano, em especial aquele que é visto como “diferente”, terá liberdade de pensamento, discernimento, sentimentos e imaginação. Consequentemente, haverá criatividade e inovação, que contribuirão para o seu crescimento e até mesmo para o progresso da sociedade, já que estamos num mundo de constantes mudanças.
É preciso instigar as crianças para a descoberta e a experimentação em todas as áreas, dando-lhes oportunidade de falar de suas experiências, desenvolvendo assim a imaginação e a criatividade.
Para o desenvolvimento do ser humano, é essencial que ele faça a viagem interior, ou seja, que ele se conheça bem para uma boa relação com o outro de modo responsável e justo, acima de tudo respeitando o “diferente” e até mesmo a própria vida. E isso deve ser um processo contínuo que contribuirá para uma vida agradável em comunidade e também uma vida profissional de sucesso.
O educador Rubem Alves fala da educação do olhar, do