historia
Aluna: Thaísa Caldas Araújo
Turma: 202
Professor: Gerson
Matéria: Biologia
Trabalho de biologia
Introdução
Doenças causadas por protozoários parasitas envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e o sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem. Algumas das doenças que vão ser encontrada neste trabalho são: Doença de Chagas, Tricomoniase, Giardiase, Leishmaniose, Malária, Toxoplasmose.
Doença de Chagas
Forma de contágio: A transmissão acontece pelas fezes dos "barbeiros” depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho), a ingestão de carne contaminada ou acidentalmente em laboratórios.
Sintomas: Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.
Tratamento: Tanto a fase aguda quanto a manifestação tardia da doença devem ser tratadas. As crianças que nascem com a infecção também devem ser tratadas. O tratamento da fase crônica é recomendado tanto para crianças quanto para adultos.