atividade
A digitalização possibilita a interação, pois permite diferentes meios de manipulação de toda e qualquer informação a qualquer momento e lugar. Dentro ao novos meios de tecnológicos o que vem se destacando é o celular, pois a ele se acopla diferentes funções que dão liberdade, autonomia e diversão em só lugar, pois agrega a função de computador de mão, principalmente os pockets.
Mas infelizmente essa tecnologia afeta a educação, pois esta (educação) esta sempre ligada a lugares tempos determinados não acompanhando a tecnologia atual, temos melhor estrutura na questão administrativa do que na questão pedagógica.
A LDB legalizou a educação a distancia e a internet tirou o ar de isolamento, começando a revolucionar a forma de ensinar e aprender. A EAD hoje integra grupos de aprendizagem, descobriu-se que se pode ensinar de forma menos individual, mantendo o equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.
A cultura escolar resiste às mudanças, pois visa o ensino focado no professor, mantendo a cultura tradicional, as inovações são lentas e muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor de ensino presencial.
A educação distância tem dificuldades com a questão humana, visto que muitos alunos não conseguem se organizar dentro das atividades propostas e poderá sentir dificuldades no aprendizado levando-o a desistir do curso. Na presencial isso pode ser socorrido pelo professor, por um colega.
Os professores ainda têm receio na mudança ou pela falta de estrutura tecnológica dada as escolas e ao próprio professor. Os cursos on-line percebem que ainda há necessidade de interação professor/tutor / aluno.
A aprendizagem dever ser focada na construção de conhecimento e na interação; no equilíbrio entre o individual e grupal, entre conteúdo e intereração.
Enfim precisamos de mudança no conjunto: professor, aluno, comunidade, pois pose se ter a tecnologia de ponta senão tiver