Historia
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3 OBJETIVOS 4
4 METODOLOGIA 5
REFERÊNCIAS 5
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Para este estágio foi escolhido o tema Independência do Brasil, para medir o nível de aprendizagem dos alunos, e o conhecimento dos professores sobre o assunto. Além de denotar a importância que é dado ao tema na vida escolar e na sociedade. Para fazer a intervenção foi escolhido esse tema com o objetivo de trazer um conhecimento sobre a data 7 de setembro, reconhecer símbolos, desenvolver sentimento de respeito pela Pátria. Sendo que é importante a criança saber, porque desfilamos e a construção da identidade de nosso País.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No do Brasil, o dia 7 de setembro significa o dia da Independência o dia da Pátria, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. Ocorreram muitas revoltas pela libertação do Brasil, nas quais muitos brasileiros perderam a vida. Os que morrem achavam que valia a pena sacrificar-se para melhorar a situação do povo brasileiro. Queriam uma vida melhor, não só para eles, mas para todos os brasileiros. Mas a Independência do Brasil só aconteceu em 1822. E não foi uma separação total, como aconteceu em outros países da América que, ao ficarem independentes, tornaram-se repúblicas governadas por pessoas nascidas no país libertado. O Brasil independente continuou sendo um reino, e seu primeiro imperador foi Dom Pedro I, que era filho do rei de Portugal. De acordo com DEMO (1994, p. 87), coloca:
“O aluno precisa abandonar definitivamente a condição de objeto da aprendizagem. Sua função não é copiar e reproduzir, mas