Historia
A ideia de direito medieval surge a partir das invasões bárbaras, com a queda do Império Romano seu declínio se da pelo abandono do padrão clássico de vida civil, já que parte dos romanos passaram a aceitar os bárbaros. A expressão "direito medieval" é criada para designar a integração de direitos existentes na Europa, durante a Idade Média, composto pelos direitos romano, canônico e germânico.
2.Qual a diferença entre os princípios da personalidade e da territorialidade das leis ? O princípio da territorialidade é aquele segundo o qual o direito aplicável às pessoas que se acham no território do estado é o direito do próprio estado, independentemente da condição nacional ou da origem étnica de seus habitantes. O direito germânico, ao contrário, principalmente depois que se generalizou a convivência com a população romana, nos séculos IV e V, considerava que o estatuto legal da pessoa era uma prerrogativa desta, determinada por sua procedência ou nacionalidade.
3. De que forma se concretizava o contrato feudo-vassalico?
O contrato se tratava da vontade de um homem livre, que seria o vassalo e outro homem que seria o senhor e se concretizar a partir de rituais solenes, como cerimônias públicas que recebiam o nome da fé, investidura e homenagem. 4.Qual o objetivo da Igreja Católica, ao buscar evangelizar os povos bárbaros invasores ?
Quando os povos bárbaros invadiram os territórios do Império Romano, parte da população já era cristã, perante este clima de insegurança que se vivia na Europa aquando das invasões, a Igreja Católica romana parecia ser a única instituição que continuava capaz de apoiar as pessoas.
A religião dos bárbaros era politeísta, ou seja, adoravam vários deuses ligados à força da Natureza, à guerra e à fecundidade.
Mas, quando se fixaram nos territórios que já estavam cristianizados, acabaram por conhecer e seguir esta religião.
Os papas e os bispos