Historia e teroria da arquitetura
Valor da avaliação: 2,5 pontos.
Disciplina-Turma: ( ) ARQ008-01 ( ) ARQ008-02
( ) ARQ008-20 ( ) ARQ008-21.
(x) DIM 1 ( ) DIM 2 ( ) DIM 3 ( ) DIM 4 ( ) DIM 5 ( ) AV 1
( ) AV 2 ( ) 2ª Chamada ( ) AVS.
Docente:
Data:
Discentes:
1.
2.
Matrículas:
1.
2.
1. Esta dinâmica deverá ser respondida a caneta;
2. Duração: 45 min;
3. A atividade é feita em dupla e com consulta;
4. Esta dinâmica corresponde a primeira questão do Estudo Dirigido 1 (teste), e não terá segunda chamada.
Rubrica do coordenador:
Nota e data da entrega da avaliação:
Questão 1 do ED-1:
No documentário “A vida é um sopro” que narra a vida e a obra de Oscar Niemeyer, o arquiteto declara que “(...) o momento importante da arquitetura é quando surge a ideia”. Neste momento, ele esclarece que começa a estudar o problema, as condicionantes ambientais e as possibilidades econômicas para somente a partir de então desenvolver o projeto através do desenho, e com este concluído, debruça-se sobre um texto explicativo ou memorial.
O método projetual exercido por Niemeyer nos demonstra a preocupação do arquiteto em assumir o contexto sócio histórico como premissa para a “manipulação” do espaço de forma consciente e ética. Bruno Zevi (2010) vê isso como uma interpretação da arquitetura para além das três dimensões habituais de representação do espaço (largura, comprimento e altura), em que o deslocamento, ou o viver o espaço através do tempo torna-se parte fundamental para o entendimento do que seja arquitetura através do jogo simbólico entre espaço interior e exterior.
Com base nas declarações de Niemeyer, nas interpretações teóricas de Zevi, e na SUA INTERPRETAÇÃO, disserte brevemente sobre o que é arquitetura e sua relação simbólica na história da humanidade.