Historia e filosofia da psicologia
I.Wundt
Wundt foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental na universidade de Leipzig,portanto é considerado por muitos pai da psicologia experimental.Wundt,adotando o sistema de observação e experimentação, pretendia realizar pesquisas sistemáticas a respeito da mente e comportamento humano,primeiramente resgatando os processos sensoriais básicos.
O sistema da psicologia Wundtiana pregava que a psicologia deveria se encarregar da descrição exata da consciência,sendo essa seu objeto de estudo.O conceito de consciência para Wundt foi baseado naquele defendido por associacionistas e empiristas da época:A consciência é constituída por diferentes partes ou características e seu estudo pode ser feito através da descrição desses elementos individuais..Wudnt defendia que a consciência tinha papel ativo na organização de seu próprio conteúdo(capacidade auto organizadora da consciência=voluntarismo)e,portanto,o estudo do conteúdo ou estrutura da consciência feito isoladamente só forneceria o começo da compreensão dos processos psicológicos.
Wundt direcionou sua analise da consciência a dois tipos de experiência (mundo): a experiência mediata/objetiva,que diz respeito a eventos exteriores ao individuo,são relatos de eventos visíveis do mundo exterior. A outra experiência seria a imediata/subjetiva, que seria o objeto de estudo da psicologia. Essa daria ênfase aos processos interno do individuo,como pensamentos e sentimentos e forneceria dados sobre o funcionamento da mente.
No entanto, a experiência em si seria um todo, inseparável, em mundo externo e interno, sendo essas apenas perspectivas de estudo.Wundt,portanto,estava interessado na relação psicofísica,isso é,a relação entre mundo externo e mundo interno,que não são excludentes,mas sim complementares,equivalentes e interativos.Um exemplo disso seria a sensação visual da luz,fator utilizado em alguns experimentos de Wundt.
O meto de estudo de Wundt era a