Reflexões sobre o estudo da historia da psicologia
O principal objetivo do texto é argumentar sobre a necessidade de entender a psicologia humana, seus dilemas e as modificações pelas quais ela passa. O texto mostra a importância de se compreender os conhecimentos psicológicos através da historia.
De onde vem a psicologia? Para que serve? Para quem serve? É necessário que o psicólogo saiba. Quando se entende a criação da ciência psicológica, fica mais claro o entendimento da psicologia, formando-se assim, um profissional que possa contribuir com a sua ciência de maneira ativa e critica.
A autocompreensão, a vontade de contribuir com a sociedade, a atração e o fascínio pelo entendimento da ciência são os principais motivos para a escolha da profissão. A clinica é a preferencia em atuação. Temos que relembrar o caminho da psicologia para entender tais fatos.
Historia da Psicologia
Estudar a história da psicologia é apreendê-la na sua totalidade enquanto criação humana, isto é, compreender como, por que e quando foi criada. Isso pode significar a compreensão do predomínio de linhas teóricas, a eleição dominante de uma determinada área de atuação, o aparecimento de novas áreas de atuação. Mas estudar a história da psicologia vai além disso: é também estudar a nossa história enquanto homens, produtores de conhecimento, e dessa forma, através desse estudo, nos situarmos frente ao mundo em que vivemos e no qual atuamos profissionalmente. Assim, as idéias apresentadas neste artigo têm o intuito de contribuir com as reflexões sobre a ciência psicológica no que diz respeito à sua construção – sua história. Dessa forma, temos duas motivações intimamente vinculadas que impulsionam nossas reflexões: uma se relaciona com a necessidade de compreensão da transformação das idéias psicológicas em psicologia científica; a outra relaciona-se com a possibilidade de apreensão do senso crítico quando da análise do processo de transformação do homem de ser passivo em ser