Historia universal
“Deve a mulher trabalhar?” é um texto da consagrada escritora Clarice Lispector, produzido como estudante do curso de Direito. Nele, a autora aborda a problemática da inserção da mulher no mercado de trabalho, as reivindicações do direito ao trabalho além do lar, o distanciamento de um destino maternal, ou, antes mesmo, a modificação radical da figura feminina.
Em primeiro lugar, “Deve a mulher trabalhar?” é um trabalho publicado em 1941 na revista A Época, de Clarice Lispector enquanto aluna do curso de Direito, entre 1939 a 1942, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, onde a autora aborda a problemática da inserção da mulher no mercado de trabalho, as reivindicações do direito ao trabalho além do lar, o distanciamento de um destino maternal, ou, antes mesmo, a modificação radical da figura feminina. Depois de sua abordagem, Clarice apresenta uma enquete que ela realizou entre alguns estudantes, perguntando suas opiniões sobre o ingresso da mulher no mercado de trabalho.
Lispector (2005, p. 50) começa seu trabalho assim: “Tornou-se velho o problema da mulher, embora date apenas da Grande Guerra, tanto foi ele visado e estudado.