trabalho ética e Legislação
Atualmente, a sobrevivência das empresas, está cada vez mais condicionada à sua capacidade de incrementar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade dos direitos das pessoas, ou seja, agir com ética.
2. DEFINIÇÃO
A ética não é algo superposto a conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral, ideias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido, definem a nossa realidade.
A ética é na verdade, como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma vida justa.
Também abrange toda reflexão que fazemos sobre nosso agir sobre o sentido ou missão de nossa vida, bem como sobre os valores e princípios que inspiram e orienta nossa conduta, buscando a verdade. Não devemos confundir ética e moral, a ética não cria a moral e nem estabelece seus princípios, normas ou regras.
3. ÉTICA EMPRESARIAL E SUA IMPORTÂNCIA
A empresa tem sido vista como uma atividade econômica organizada, exercida profissionalmente pelo empresário. Uma empresa é uma organização particular, governamental ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de obter lucros.
Ética empresarial diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas.
4. RAZÕES PARA A EMPRESA SER ÉTICA
O comportamento ético é a única maneira de obter lucros com respaldo moral. As empresas precisam ter comportamento ético tanto dentro quanto fora da empresa.
Algumas questões básicas sobre a eficácia da ética nos negócios precisam ser devidamente avaliadas para um melhor entendimento, sendo que a ética é determinada pela cultura na qual cada empresa possui a sua, a ética da