historia social
Ao decorrer de muitos anos o conceito de mente e corpo; saúde e doença; psiquismo e organismo vêm no decorrer dos anos alcançando uma produtiva e positiva evolução.
Desde Idade Média pensamentos confirmam uma estreita relação entre alma e corpo, psiquismo e organismo fisiológico, porém Descartes postulou uma separação total entre mente e corpo, atribuindo totalmente os cuidados da mente à religião e a filosofia e o corpo, à medicina.
A partir do sec. XX com os estudos de Pierre Janet e a psicanálise de Freud, surgiu o conceito daquilo que é “psicossomático”, reações e comportamentos determinados pelo psiquismo ao organismo (determinismo psíquico de Freud). O marco importante na medicina psicossomática foram os estudos e a publicação do influente psicanalista Groddeck (1917) “Determinação psíquica e tratamento das afecções orgânicas”.
O termo psicossomático atualmente é compreendido como a inseparabilidade e a interdependência dentro do pensamento de que somos seres holísticos. Para o psiquiatra alemão Heinroth (1908), o fenômeno somato-psíquico se verifica quando um fator corporal modifica o estado psicológico.
Atualmente o termo “psicossomático” foi substituído por “fatores psicológicos que afetam a condição médica”.