Contabilidade
Existem muitas maneiras de conceber a economia como um ramo do conhecimento. Para os economistas clássicos, como Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill, a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). Por outro lado, para os autores ligados ao pensamento econômico neoclássico, a economia pode ser definida como a ciência das trocas ou das escolhas. Neste caso, para seguir a definição proposta por Lionel Robbins, a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste último. Segundo os economistas austríacos, especialmente Mises, a economia seria a ciência da ação humana proposital para a obtenção de certos fins em um mundo condicionado pela escassez.
A palavra economia deriva do grego oikonomía: oikos – casa, moradia; e nomos – administração, organização, distribuição. Deriva também do latim oeconomìa: disposição, ordem, arranjo.
CONCEITOS BÁSICOS DA CIÊNCIA ECONÔMICA
A ECONOMIA é considerada uma ciência social.
As Ciências Sociais estudam: a organização e o funcionamento da sociedade.
O objeto da ciência social é o homem.
A Economia é uma Ciência Social pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.
Objetivo da ciência econômica:
É o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
O objeto da ciência econômica: é a atividade econômica exercida pelo homem dentro de uma sociedade.
Organização Econômica é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas.
Os países se