Historia Psicologia
R: A palavra helenística vem do termo que corresponde ao período que vai de Alexandre Magno, com a conquista da Grécia pelos macedônicos, até o da dominação romana. Devido a expansão militar do império macedônico, o período helenístico caracterizou-se por um processo de interação entre a cultura dos povos orientais conquistados. A experiência com outros povos lhe permitiu desempenhar certo papel no desenvolvimento da noção de cosmopolitismo. Isto é, da ideia de homem como cidadão do mundo.
2. Quais são as ideias do pensamento renascentista e qual foi o contexto político e cultural que constituiu este pensamento.
R: As ideias do pensamento renascentista são:
Antropocentrismo: O antropocentrismo é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.
Hedonismo: O hedonismo é uma teoria ou doutrina filosófico - moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, na época pós-socrática, e um dos maiores defensores da doutrina foi Aristipo de Cirene.
Individualismo: É um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e liberdade do indivíduo frente a um grupo, especialmente à sociedade e ao Estado. Usualmente toma-se por base a liberdade no que concerne a propriedade privada e a limitação do poder do Estado. O individualismo em si opõe-se a toda forma de autoridade, ou controle sobre os indivíduos; e coloca-se como antítese do coletivismo.
Otimismo: No Renascimento ele significa poder fazer tudo sem nenhuma restrição e abertura ao novo.
Racionalismo: O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou