historia Paranaense
Particularmente, no Paraná, a ocupação européia aconteceu por duas vias: uma espanhola e a outra portuguesa.
Desde o início do século XVI, exploradores europeus atravessaram de norte a sul e de leste a oeste o território paranaense, tendo sempre como ponto de partida o litoral atlântico. O primeiro europeu a percorrer toda a extensão deste território foi o bandeirante Aleixo Garcia.
No século 17, já existiam as vilas de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba) e a de Paranaguá. Nesse século descobriu-se minas de ouro que atraiu muitos exploradores para o interior do atual Paraná.
No século 18, após o ciclo do ouro, o território passou a ser ocupado por criadores de gado. Nessa época, os tropeiros eram responsáveis por boa parte da atividade de ligação comercial entre povoados do Sul e Sudeste do Brasil.
1808 - a Família Real chegou em Salvador.
1822 a 1823 - Guerra da Independência.
No século 19, começaram a chegar grande número de imigrantes europeus, especialmente alemães, italianos, poloneses e ucranianos, que se dedicaram principalmente à agricultura.
Até boa parte do século 19, o Caminho do Itupava era a principal ligação do litoral com o alto planalto paranaense. Em 1830, o baiano José Carlos Pereira de Almeida Torres, então presidente da Província de São Paulo, ordenou seu calçamento e outras melhorias. No final do século 19, iniciou-se a construção de ferrovias no Paraná.