Eletromiografia
Eletromiografia de Superfície
A eletromiografia (EMG) de superfície é uma técnica empregada na observação da atividade NEUROMUSCULAR, trata-se de um método de registro de imagens dos potenciais elétricas gerados nas fibras musculares em ação, feitos através de exames específicos como: Tomografia, Ressonância, Ultrasonografia, não são considerados exames preventivos, mas sim um grande aliado para diagnostico.
Sua analise fornece informações sobre a fadiga neuromuscular e as alterações decorrentes das varias situações em que o trabalhador fica exposto diariamente, permitindo assim o diagnóstico muitas vezes ainda precoce de varias patologias das quais os músculos são os mais atingidos e lesionados.
O objetivo deste trabalho é apresentar um resumo sobre as principais patologias que podem ocorrer entre os trabalhadores, que ficariam sem diagnostico, ou com diagnostico tardio sem o exame.
Direcionamos nosso trabalho para a construção civil já que todas as pesquisas relacionadas apontam a mesma como uma das piores condições de segurança a saúde tanto pública como a nível mundial.
É na construção civil que o trabalhador exerce a atividade que demanda em grande esforço físico, devido à rotina laboral e, na maioria das vezes, em circunstâncias inadequadas, a construção civil, é um dos setores que mais apresentam desafios para a saúde do trabalhador. Um dos maiores problemas são as lesões Musculoesqueleticas, que se manifestam por alterações em nervos tendões, ligamentos e cartilagens.
Na construção civil os trabalhadores exercem atividades como: limpeza e preparação do canteiro de obras, cam buracos, operam ferramentas elétricas, maquinas, realizam carga e descarga de materiais, mistura e colocação de concreto, fixações e montagem de estruturas etc.
Apesar de sua constante evolução, a construção civil consiste em atividade que ainda necessita de grande esforço físico do trabalhador, submetendo o mesmo a fatores de risco