coleta de lixo por sistema de dutos
Resumo
O sistema subterrâneo de coleta de lixo é um exemplo de eficiência.
Em Barcelona por exemplo, você não vai encontrar montes de lixo em frente aos domicílios esperando pelo caminhão da coleta, aliás também não há caminhões de coleta, nem lixo espalhado pelo chão. A cidade é limpa porque é eficiente e inovador o seu sistema de coleta de lixo.
Escotilhas substituem as arcaicas lixeiras, onde as pessoas depositam seu lixo. Um sistema de tubulação subterrânea encaminha esse lixo até um container, que depois de cheio é transportado para uma central de triagem, onde são separados o lixo orgânico do reciclável. O orgânico vira combustível que gera energia e o material reciclável segue para as indústrias de reciclagem.
O sistema de tubulação pode ser comparado aos já utilizados para fornecimento de água e gás e os edifícios construídos nas duas últimas décadas já possuem esse sistema internamente.
Coleta de lixo subterrânea e a vácuo.
Há quase cinco décadas, a necessidade de encontrar alternativas para a coleta de lixo convencional e melhorar os aspectos de saúde e impacto ambiental e, da mesma forma, controlar os custos de todas as operações da coleta, levou ao estudo, ao desenvolvimento e à implementação em vários países da Europa - principalmente na Escandinávia e na Alemanha - nos Estados Unidos e no Japão, de um sistema de coleta pneumática de resíduos sólidos urbanos. Este sistema expulsa os sacos de lixo de estabelecimentos residenciais e comerciais através de tubulações subterrâneas até as centrais de coleta, que podem valer até três milhões de euros.
A tecnologia funciona da seguinte maneira: a população deposita sacos de resíduos em coletores instalados nas vias e/ou edifícios. Quando esses coletores, conectados a uma tubulação subterrânea, estão cheios, um sensor aciona o