O conceito de região - Paraná
- Desde a metade do século 19 o discurso da identidade regional povoou o discurso dos governantes, esses discursos eram usados como forma de construir a nação. A república concretizaria um discurso regional no Paraná, com o movimento de definição do território.
- Com o discurso regional a preocupação era com a divisão territorial do Paraná, onde o movimento republicano mobilizou-se á preservar o território paranaense já que em 1891 questões de fronteira não eram mais questões jurídicas e sim políticas.
- Tanto Santa Catarina como São Paulo, não estavam delineadas suas demarcações, as discussões estendem-se até o século XX.
- Após a construção da ferrovia na região de Guarapuava as elites de Santa Catarina também queriam essas terras pois elas passaram a ser valorizadas, gerando conflitos entre as elites.
- Em conseqüência desses conflitos o líder republicano Vicente de Machado passou a reunir seus intelectuais escritores para fazer a divisão territorial garantindo a integridade do Parana.
- Os mesmos se tornaram porta-vozes desse projeto e responsáveis pelas imagens fundadoras da região.
-Ermelino de Leão e Romário Martins, tornaram-se porta vozes desse projeto, fundaram o instituto histórico, que havia sido criado com o objetivo de resolver problemas de geografia e história do Paraná.
- Os textos que abordavam questões de fronteiras e limites, buscavam definir o futuro da identidade nacional, como os contornos físicos na nação e as riquezas naturais. As visibilidades do sertão também eram debatidas sobre a construção da nação.
- Faziam uma descrição da natureza aparecendo em inúmeros trabalhos, para atrair imigrantes para o Paraná, um dos escritores era Sebastião Paraná.
- O objetivo também era estabelecer a identificação entre os próprios paranaenses.
-Entretanto a construção da região apresentou outras imagens
- A facção de suas elites