Historia oral
FERREIRA, Elenice Silva. Memorias e Silenciamentos: relações de poder em uma escola pública durante o período de ditadura civil-militar no Brasil através das memorias de professores. São Paulo: Revista eletrônica do Arquivo do Estado de São Paulo, n° 54, jun. 2012. Disponível em: <http:www.historia.arquivo do estado.SP.gov/matérias/.../texto 05.pdf.
Tema:
Observar as relações de poder em uma escola publica durante o período de ditadura civil-militar no Brasil através das memórias de professores pela história oral.
Objetivos:
Analisar as relações sociais estabelecidas no interior das escolas ás estruturas hierárquicas e burocráticas.
Fonte:
Neste processo a historiadora visitou vários espaços como: Arquivo Público Municipal, o Museu Pedagógico e a Universidade Estadual do Sudeste da Bahia e também colheu informações através de relatos de professores que atuaram como docentes na escola Claudio Manoel de Costa nas décadas de 1960 a 1980. Utilizando-se destas fontes juntamente com biografias de autores como ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil. 1964-1984, SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil e outros.
Foram usadas a metodologia Descritiva (descrição do local, dados, as condições do local onde a escola foi implantada), metodologia Explorativa ( o historiador teve a dificuldade em encontrar documentos escritos, onde houvesse o registro das informações necessárias, se baseando na historiografia oral) Problema:
A problemática, levantada em questão, foi o período da ditadura militar (1964-1985), no âmbito educacional, descrevendo as relações estabelecidas entre “dirigentes escolares”, que eram baseadas em regras criadas implicando em difíceis relações no ambiente escolar, que acabavam por distanciar professores dos diretores escolares Os arquivos consultados:
Tanto nos arquivos da escola quanto na Secretaria Municipal de Educação não foram encontrados documentos que comprovaram com