Maria
DISCRIMINIZAÇÃO DA MACONHA
Coronel Fabriciano - MG 2013
1- Introdução
A legalidade da cannabis ou maconha é um tema muito polêmico nos dias atuais. Considerada como uma “droga ilícita” há contra e prós sobre a mesma. Mesmo não comprovada sua dependência química, não há pena de prisão para quem "para seu consumo pessoal, semeia cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância” (Wikipédia). A sociedade de fato tem pré-conceito sobre a maconha sem mesmo saber os aspectos positivos e negativos, é um fato polemico entre meio social e jurídico.
Falar sobre esse tema é delicado, pois, é preciso sabedoria e aprofundar no tema sem parecer apologia a mesma, mas é preciso que a sociedade preconceituosa e passe a ver as drogas como uma questão de saúde pública, que deve ser estudado, prevenido e combatido, e não como uma questão puramente social, onde quem usa droga, seja quem for, é marginal, delinquente e perigoso, quando na verdade, em sua maioria, são pessoas doentes e viciadas, como um alcoólatra ou fumante que, da mesma forma, não conseguem largar o vício, e que precisa muito mais de atenção e políticas públicas de saúde do que da descriminação e exclusão social.
2- HISTÓRIA DA MACONHA
Maconha, a droga mais polêmica do mundo possuiu seu primeiro registro em 27.000 a.C. A planta tem origem no Afeganistão e era também utilizada na Índia em rituais religiosos ou como medicamento. Na mitologia, a Cannabis era a comida preferida do deus Shiva,portanto,tomar bhang, uma