Historia Educação
• Não existia educação na forma de escolas;
• Objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências;
• Chefes de família eram os primeiros professores e em seguida os sacerdotes.
Nas sociedades mais simples, a aquisição de conhecimentos não exige estabelecimentos especialmente destinados às tarefas educativas. A aprendizagem se realiza naturalmente, pois a criança participa, de forma cada vez mais ativa, nos trabalhos comuns.
A primeira divisão de trabalho é determinada pelo sexo: não há sociedade primitiva em que homens e mulheres desempenhem exatamente as mesmas funções. A especialização dos membros da comunidade na execução de cada tarefa produtiva impõe aprendizados específicos. O adulto que sabe realizar determinado trabalho adota a criança, ou o jovem, como ajudante ou aprendiz, que colabora na realização do trabalho, ao mesmo tempo que aprende a fazê-lo.
Nos primeiros anos de vida a criança, nas tribos selvagens e bárbaras (assim denominada pelo europeus), aprendiam por meio da brincadeira com imitações, em miniatura, dos instrumentos usados pelos adultos, podemos assim dizer de primeiro estágio.
Educação teórica é ensinada aos jovens pelos adultos e que possuía valor educativo que é referente às cerimônias das danças e práticas de feitiçaria.
Segundo Monroe (1974), as cerimônias de iniciação faz parte do contexto educativo,
A vida do homem primitivo é largamente dedicada à obtenção do mais necessário: alimento, vestuário e abrigo. Mas isso deve ser obtido de tal modo que não ofenda o espírito ou o duplo que habita os objetos de que precisa para combustível ou para construção, os utensílios de que se utiliza na preparação de alimentos, e que habita, enfim, toda arma e todos os animais.