TEXTOS
INTERDISCIPLINARIDADE: tem por objetivo um estudo teorico de inverstigar a constituição dos sentidos da interdisciplinaridade e a importância de sua inserção na construção do conhecimento em sala de aula. Para essa finalidade, valeu-se da contribuição de estudiosos que tratam acerca da interdisciplinaridade no âmbito da educação, assim, a interação entre professores e alunos sem perder a especificidade do tema tratado. Ainda que a mesma genericamente, constitui-se um conceito polivalente quanto ao campo de suas emergência de sentido e as aplicações praticas de suas apostas. A interdisciplinaridade, como o próprio conceito recomenda, não anula as disciplinas, mas pede que as mesmas dialoguem entre si numa perspectiva educacional em busca de inovação.
MULTIDISCIPLINARIDADE: É a visão menos compartilhada de todas as três visões. Para este,um elemento pode ser estudado por disciplina diferente ao mesmo tempo com tudo, não ocorrerá uma sobreposição dos seus saberes no estudo do elemento analizado, a idéia mais correta para esta visão seria a justaposição das disciplinas cada uma cooperando dentro do seu saber para o estudo do elemento em questão. Nesta, cada professor cooperará com o estudo dentro da sua própria ótica. Um estudo sob diversos ângulos, mas sem existir um rompimento entre as fronteiras das disciplinas como um processo inicial rumo a tentativa de um pensamento horizontalizado entre as disciplinas a muiltidisciplinaridade institui o inicio e o fim da especialização do conteúdo. A grande dificuldade nesta linha de trabalho se encontra na difícil localização da via interarticulação entre as diferentes ciências. É importante lembrar que cada uma delas possui uma linguagem própria e conceito particulares que precisam ser traduzidos entre as linguagens.
TRANSDISCIPLINARIDADE: Foi principalmente proposta por Piaget em 1970, há muitos anos, contudo, so recentemente é que está proposta tem