Historia Ed Fisica Pronto
MÔNICA BEATRIZ SANTOS SILVA, 1175354.
BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUCAÇÃO À HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FISICA
3° SEMANA
Cuiabá
2015
1) Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos Pré-História, Antiguidade, Idade Média e Renascimento para aulas de iniciação esportiva? 2) Qual é a influência que esse conhecimento oferece ao profissional de Educação Física que trabalha com turmas de iniciação esportiva, ao planejar suas aulas?
Para sobreviver aos grandes perigos dos inimigos e animais, os homens pré-históricos lutavam pelas condições de vida, e dependiam de sua força, velocidade e resistência para sua sobreviver, e outra atividade praticada era a dança.
Pular, nadar, puxar, correr, arremessar, eram atividades que ajudaram o homem primitivo a tomar conhecimento e a garantir sua sobrevivência, passando assim ao surgimento de uma concepção esportiva. Com os registros históricos da antiguidade, idade média e renascimento são possíveis identificar algumas influências para as aulas de Educação Física Escolar. Dessa maneira é possível fazer uma analogia com as praticadas hoje o âmbito escolar. No período histórico da antiguidade ocidental onde se destacam a Grécia e a Roma. A Grécia com as cidades Esparta e Atenas, que se referiam as atividades físicas com o instrumento de formação corporal e espiritual ou seja, elas não separavam a Educação Física da intelectual e da espiritual. Em Esparta privilegiava-se a formação cavalheiresca militar e aristocrática, já em Atenas a educação não tinha caráter militar de Esparta, à pratica esportiva, que também possuía um lugar de destaque, servia à formação do homem integral. Em Roma no primeiro período da monarquia o exercício físico era voltado para a preparação militar, no segundo período do tempo dos Cônsules e das conquistas mais se acentuou a predominância a guerrilha, da Grécia foram retiradas as práticas, higiênicas e desportivas. No