historia dos transportes
O QUE É TRANSPORTE?
Podemos considerar como uma atividade de deslocamento de pessoas de um ponto a outro. Em se tratando de transporte de pessoas esta seria a melhor definição. Na atividade logística o transporte é tratado como uma forma integrada de transporte de cargas e ou mercadorias, o que será o nosso direcionamento a partir deste momento.
Nos primórdios da humanidade todos os pesos (mercadorias) eram transportados pelo homem, levando em consideração a sua força física e capacidade em suportar determinado peso. Na época da evolução comercial da época o que nós conhecemos como ESCAMBO, época em que a moeda de troca era a mercadoria propriamente dita, o homem inicia o processo de domesticar animais para esse tipo de transporte.
Com o passar e a evolução principalmente das atividades agrícolas o homem necessitou ampliar sua necessidade de transporte destas mercadorias bem como atingir pontos mais distantes para “comercializar” aquilo que era produzido. O homem então inventa a roda e utiliza esses animais domesticados para puxar os veículos da época (carroças).
Impulsionados pela crescente necessidade e demanda crescente de determinadas mercadorias o homem sentiu a necessidade de criar e aperfeiçoar veículos com diferentes capacidades e velocidade. A agilidade no transporte da época já era um grande desafio para esses agricultores.
Outro fato interessante ocorria com a população ribeirinha. Na época das chuvas os rios transbordavam, tornando-se impraticável qualquer tipo de transporte sobre rodas, surge então o transporte sobre rios, o homem aprende a construir jangadas, barcos e outros meios de transporte que pudesse navegar sobre as águas.
A Revolução Industrial, o desenvolvimento das indústrias, a invenção das máquinas a vapor e a substituição da madeira pelo aço possibilitaram a construção de embarcações cada vez maiores e potentes, com isso diminuindo os custos deste meio do transporte.
No início do século XX, o homem