A HISTORIA DOS TRANSPORTES
Quando o homem morava em cavernas não existia o trânsito movimentado de nossos dias. Na verdade, ele andava mesmo era a pé. Mas ia longe, viajando com os pés descalços dias e dias atrás dos alimentos essenciais à sua sobrevivência. Mas, de qualquer modo, como ele vivia com sua tribo, já naquela época desenvolvia o trânsito entre os seus semelhantes, certamente cuidando para não colidir com os outros.
Desde os primórdios até os tempos atuais, o homem constantemente cria instrumentos que atendem a sua necessidade de sobrevivência, bem-estar e de conforto: habitação, indumentária, adornos, móveis, instrumentos, formas de comunicação a distancia e armas, bem como o transporte.
Os meios de transporte sejam eles terrestres aquáticos ou aéreos, são utilizados para levar bens ou indivíduos de um lugar para outro. O primeiro tipo de transporte terrestre utilizado pelo homem parece ser sido o trenó. Os primeiros vestígios apareceram na Finlândia (Europa).
Dividiremos a história dos transportes, começando pelo terrestre, dando início nas planícies do oriente, com a domesticação dos animais, por volta de 4.000 a.C.. Neste período o homem percebeu que poderia usar a força animal para sua locomoção e o transporte de carga. Com a invenção da roda na Mesopotâmia, antes de 3.000 a.C., esta foi aplicada em carros tracionados por animais de grande porte. Com seu aperfeiçoamento, a roda permitia melhor locomoção do homem e os antigos caminhos eram transformados em verdadeiras estradas, para permitir acesso mais rápido entre cidades que iam surgindo. Dos povos antigos, pelo menos dois realmente construíram estradas, procurando unir todo o seu império: os persas e os romanos.
Em Roma foram criados os primeiros elementos básicos do sistema viário, surgiu assim o trânsito e seus problemas, solucionados pela criação de sinalizações, marcos quilométricos, indicadores de sentido e as primeiras regulamentações de tráfego.
Na idade média, conforme os estados