Trabalho Wood Frame
O sistema construtivo em wood frame para construção de casas é muito interessante, pois é sistema leve, estruturado em perfis de madeira reflorestada tratada, que permite a utilização em conjunto com diversos materiais, além de permitir rapidez na montagem e total controle dos gastos já na fase de projeto por ser industrializado. O comportamento estrutural do wood frame é superior ao da alvenaria estrutural em resistência, conforto térmico e acústico. No entanto, no Brasil, o wood frame ainda é pouco utilizado, seja por falta de conhecimento técnico sobre o sistema, por preconceito associado a má utilização da madeira como material de construção ou ainda, em alguns casos, por falta de normalização. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar as principais características técnicas e vantagens do sistema construtivo em wood frame para casas, abordando as principais etapas do processo construtivo através de exemplos, os materiais utilizados na construção, além das principais recomendações normativas internacionais de projeto. O sistema wood frame é um sistema, rápido e ecologicamente correto.
Introdução
O wood frame para casas consiste num sistema construtivo industrializado, durável, estruturado em perfis de madeira reflorestada tratada, formando painéis de pisos, paredes e telhado que são combinados e/ou revestidos com outros materiais, com a finalidade de aumentar os confortos térmico e acústico, além de proteger a edificação das intempéries e também contra o fogo. Nos EUA a tecnologia wood frame é utilizada em 95% das casas construídas.
O sistema wood frame permite a construção de casas de até cinco pavimentos com total controle dos gastos já na fase de projeto devido à possibilidade de industrialização do sistema. A madeira é utilizada, neste caso, principalmente como estrutura interna de paredes e pisos, proporcionando uma estrutura leve e de rápida execução, pois os sistemas e subsistemas são industrializados e