Historia dos correios
SEDEX: Sinônimo de Encomenda Expressa
A inovação foi lançada no início da década de 1980, elevando os Correios ao patamar de grande empresa. O SEDEX é líder absoluto do segmento de remessas expressas no Brasil, entretanto percorreu um longo caminho para chegar a esta posição.
Líderes no mercado de encomendas no Brasil, alvo de elevada confiança dos consumidores, os Correios se destacam pelos serviços prestados. O SEDEX é símbolo de encomenda expressa e sua evolução durante os anos demonstra o sucesso do serviço.
Poucos sabem, mas março de 1982 foi o mês de lançamento do Serviço de Encomenda Expressa Nacional - SEDEX, na linha de serviços dos Correios.
As origens do SEDEX remontam às encomendas SERCA – Serviço de Correspondência Agrupada. E nasceu da necessidade de se ter uma forma eficiente de encaminhar encomendas, principalmente as que ultrapassavam as dimensões do SERCA, com a urgência que demandavam.
Assim, surgiu o SEDEX, com a premissa de entrega de encomendas com até 5 kg, em domicílio, nas principais cidades do país, com o prazo máximo de 24 horas. Proposta inédita, até então no país, que no ano de lançamento distribuiu 72.165 unidades.
Os anos 1980 foram decisivos para que o SEDEX se firmasse como o serviço de encomendas expressas mais utilizado no país, devido a sua formatação, facilidades e segurança.
Em 1987, cinco anos após a criação do serviço, foram postados 18,5 milhões de encomendas pelo SEDEX, mostrando a grande receptividade dos usuários. A evolução e expansão do serviço eram notáveis, com a possibilidade da postagem de encomendas com até 20 kg, de qualquer localidade do país.
A partir de 1990, verificou-se um crescimento acentuando do SEDEX, aumentando o número de objetos postados e distribuídos. Em 1998, foram distribuídos cerca de 70 milhões de objetos, crescimento sempre acima dos concorrentes. O SEDEX ainda mantém a preferência de grande parte da população que utiliza o serviço de entrega