Historia Do Teatro
Jaqueline Loureiro Pereira
Relatório do Filme: O incrível exercito de Brancaleone
O Incrível Exército de Brancaleone é um filme italiano de 1966, do gênero comédia dirigido por Mario Monicelli. O filme é considerado um clássico italiano, que retrata os costumes da cavalaria medieval através da comédia satírica.
O filme traz como tema central a Idade Média, focalizando temas como as relações sociais do feudalismo e o poder da Igreja Católica. O contexto histórico é a Baixa Idade Média, época da crise do sistema feudal (apogeu e declínio) cavalaria medieval , cruzadas, peste negra, guerra e fome.
O filme mostra as estruturas políticas, religiosas, culturais e mentais da época em que se passa. Brancaleone, um cavaleiro que apesar do título vive em uma cabana pobre com seu insubordinado cavalo Aquilante deixa bem clara a hierarquia medieval onde mais importante do que a situação financeira era a classe social.
Como na Idade Média a única maneira de tornar-se nobre ou adquirir uma herança era se casar com a filha de um senhor feudal, Brancaleone vai participar de um torneio de cavalaria cujo premio era o saudoso e desejado casamento. Como era pobre e não possuía equipamentos de qualidade, que custavam caro, Brancaleone acaba perdendo e é obrigado a aceitar a proposta de dominar o feudo de Aurocastro e dividir suas riquezas com os donos do pergaminho. Os cavaleiros nessa época obedeciam às leis de cavalaria, e uma delas era que se dois cavaleiros se cruzassem num mesmo caminho deveriam lutar para que o vencedor seguisse viagem. Foi o que aconteceu com Brancaleone ao encontrar um cavaleiro bizantino. Os dois iniciam uma luta, mas o filme apresenta o bizantino como trapaceiro que quer levar vantagem em tudo.
Outra característica feudal predominante na época é o Teocentrismo e as Cruzadas.
Na época as Cruzadas eram muito disseminadas. Os cavaleiros lutavam em nome de Deus em busca de riquezas, prestígio e também garantia de salvação eterna.