Historia do Software livre
Esta é uma visão estilo linha do tempo sobre como iniciou o conceito do Software Livre e evoluiu ao longo do tempo. A principal referência para o texto é o material disponível noCentro de Competência de Software Livre (IME/USP) intitulado Software Livre e Propriedade Intelectual: Aspectos Jurídicos, Licenças e Modelos de Negócio 1 .
Início[editar | editar código-fonte]
Na década de 60, os computadores de grande porte, utilizados quase exclusivamente em grandes empresas e instituições governamentais, dominavam o mercado da Computação. Nesta época, não era comum do ponto de vista comercial a ideia do software como algo separado do hardware. O software era entregue junto com o código-fonte ou, em muitas vezes, apenas o código-fonte, pois os utilizadores frequentemente modificavam-o para corrigir falhas ou adicionar novos recursos 2 . Existiam grupos de usuários que compartilhavam código e informações. A IBM, em 1967, já distribuia um sistema operacional para mainframes de modo muito similar ao Software Livre 3 . Grupos de utilizadores como o do IBM 701, chamado SHARE, e o da Digital Equipment Corporation (DEC), chamado DECUS se formaram para facilitar a troca de software. Assim, no início, para aqueles que tinham acesso à tecnologia, o software era livre.
1956: O governo dos EUA proíbe a AT&T de entrar no comércio de software (isso levou, posteriormente, o Bell Labs a distribuir livremente o seu Unix).
1960: O software é distribuído com seu código-fonte e sem nenhuma restrição em grupos de software como SHARE (IBM) e DECUS (DEC).
1969: O Request for Comments (RFC), que descreve a primeira Internet (depois chamada de ARPANET), é publicado; Ken Thompson e Dennis Ritchie desenvolvem uma versão simplificada do MULTICS para um PDP-7. Esse sistema foi batizado por Brian Kernighan de UNICS e depois como UNIX (um sistema operacional multitarefa).
Surgimento do Software Restrito e Berço do Software Livre[editar |