Historia do planejamento
Da produção artesanal à produção industrial
2
Meta da aula
objetivos
Analisar a passagem da produção artesanal à produção industrial e seus reflexos nos estudos dos processos
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
1
diferenciar produtos artesanais de industriais em relação ao modo de produção;
2
em um estudo de caso, classificar o modo de produção de uma empresa.
História do Pensamento Administrativo | Da produção artesanal à produção industrial
INTRODUÇÃO
Nesta aula de História do Pensamento Administrativo, você irá observar alguns aspectos históricos – de forma breve – em relação à evolução da mão-de-obra e sua representação como categoria social, aplicando-os às práticas de trabalho artesanal e industrial.
Para tal, você está convidado a relembrar resumidamente alguns movimentos sócio-históricos que permitiram o surgimento do trabalhador, sua inserção na atividade trabalhista e na sociedade. Em seguida, você verá as principais características das práticas administrativas de manufatura e indústria.
DOS ESCRAVOS AOS BURGUESES
Você já sabe que o Império Romano, marco da História Ocidental, tinha como objetivo conquistar e ocupar novos territórios, colonizando-os.
Entretanto, essa colonização era nitidamente marcada por uma relação servil – ou de subordinação direta, posto que os altos cargos públicos eram ocupados, quase que exclusivamente, por romanos. Além disso, era evidente o descontentamento dos povos colonizados, pois, além de perderem sua liberdade, pagavam altos impostos para sustentar a ascensão do Império e os grandes gastos do imperador.
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C., conseqüência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbano. Isso ocorria devido às mortes provocadas